As ondas de rádio são um tipo de onda eletromagnética cujas frequências são menores que as frequências das micro-ondas. No entanto, as ondas de rádio são capazes de propagar-se no vácuo, na velocidade da luz.
Os primeiros passos para a descoberta da rádio começaram em 1863, quando James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas através da teoria de Faraday, Lorentz, Gauss e Ampere. A partir dessa descoberta outros cientistas se interessaram pelo assunto. Henrich Rudolph Hertz, jovem estudante alemão, construiu um aparelho em 1887 onde se verificava a deslocação de faíscas através do ar, assim Hertz conseguiu passar energia elétrica entre dois pontos sem utilizar fios.
No entanto, o primeiro sistema de rádio surge por intermédio de Nikolas Tesla, um cientista nascido na Sérvia, que mais contribuiu do ponto de vista prático e experimental para a descoberta do rádio. Guglielmo Marconi pediu detalhes do conhecimento construindo por Tesla, na intenção de registrar a invenção no seu nome. Mas, Telas já tinha registrado antes. Marconi demonstrou o funcionamento dos seus aparelhos e foi o primeiro homem a enviar uma mensagem para o outro lado do oceano, contribuindo para o desenvolvimento do rádio.
Entre pesquisas e pesquisas, em 1920 surge a primeira emissora de rádio. Os receptores de rádio era fabricados cm válvulas. 1947 construção de mais rádios, e diante isso somente foi somente crescendo até os dias de hoje.
O rádio foi inaugurado no Brasil na comemoração do centenário da Independência do país, em 07 de setembro de 1922, com transmissão da fala do presidente Epitácio Pessoa. No entanto, a rádio começou a operar de 30 de abril de 1923, após Roquette Pinto, médico pesquisador, convencer a Academia Brasileira de Ciências a patrocinar a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
A emissora pioneira é a atual Rádio MEC, que foi doada pelo próprio Roquette Pinto o Ministério da Educação em 1936. Nesse ano, também foi fundada, a princípio como emissora privada, a Rádio Nacional, que seria incorporada ao patrimônio da União a década de 40.
A Era da Rádio Comercial surge a partir de 1932, quando o presidente Getúlio Vargas, através do Decreto 21.111, autorizou as emissoras a ter até 10% de sua programação sob a forma de publicidade. "Até então, o rádio era sustentado apenas por contribuições de seus próprios ouvintes, que era sustentado apenas por contribuições de seus próprios ouvintes, que eram os mesmos que ajudavam a fazer a programação."
Nenhum comentário:
Postar um comentário