Com o aumento do fluxo de estrangeiros no Brasil, a propaganda foi um grande ( se não o principal ) meio de comunicação. A História da Propaganda Brasileira existia muito antes da nossa publicidade atual, mesmo nos registros de meados de 1800 (data marcante na história da propaganda brasileira), o meio televisivo não existia. Desde suas origens até os dias atuais, a publicidade passou por mudanças importantes e significativas com as necessidades mercadológicas que revolucionaram o mercado publicitário. Com base nisso, vamos apresentar à vocês alguns exemplos claros de anúncios publicitários desta época, tendo como segmento itens de saúde, bebidas e alimentos.
A verdadeira história do leite condensado começa em 1856, quando as pessoas tentaram desidratar o leite comum. A Anglo Swiss Condensed é a primeira fábrica criada exclusivamente para a produção de leite condensado, surgida na Suíça em 1867. Nestlé começou a produzir leite condensado no mesmo ano.
Em 1905, as duas empresas se fundiram e nasceram a Nestlé e a Anglo-Swiss Condensed Milk Company. A embalagem do produto apresenta uma camponesa suíça do século XIX, e o produto se chama "La Laitiére" (vendedor de leite em francês). Em todos os países para onde foi exportado, as pessoas procuravam o mesmo nome – sempre associado à imagem de uma camponesa com um balde de leite. Por exemplo, a marca "La Lechera" é adotada em espanhol e "Milkmaid" em inglês.
Bebidas 1905

Em 15 de novembro de 1889, com o golpe militar que derruba Dom Pedro II, instaura-se a República do Brasil. Baseando-se nos conhecimentos do Instituto Soroterápico Federal, criado em 1900, e na necessidade de reforma urbana e sanitária da cidade do Rio de Janeiro, o sanitarista Oswaldo Cruz iniciou uma fase de intensas mudanças na saúde pública brasileira. Por meio de medidas autoritaristas e militares, casas foram demolidas, pessoas desalojadas, mosquitos combatidos, doentes isolados e vacinações realizadas à força, tudo em nome da saúde pública. O detalhe é que a população não foi educada sobre por que motivo tudo aquilo vinha acontecendo. O desagrado com as medidas de Oswaldo Cruz culminou em uma revolta, em 1904. Carlos Chagas, sucessor de Oswaldo Cruz, conseguiu equilibrar melhor as ações, progredindo sem oposição popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário