segunda-feira, 9 de maio de 2022

Atividade aula 2/Grupo 7: O segmento de fumo em anúncios impressos, revistas, jornais e placas. Os cigarros e os charutos eram grandes anunciantes da época ( Brener Costa e Jonathas David Moura)


 O tabaco começou a ser utilizado aproximadamente no ano 1000 a.C., nas sociedades indígenas da América Central, em rituais mágico-religiosos, com o objetivo de purificar, contemplar, proteger e fortalecer os ímpetos guerreiros. Levado por navegadores europeus, ainda no século XVI se espalhou para outras partes do mundo. Chegou ao Brasil provavelmente pela migração de tribos tupi-guaranis. 

Os cigarros de palha foram gradativamente trocados pelo cigarro industrializado. As primeiras fábricas do novo produto datam de 1875, mas foi a partir de 1890 que a produção aumentou efetivamente, favorecida pela mecanização e pelo barateamento do custo.


Um dos endereços mais sofisticados  de Porto Alegre  já foi ''chão de fabrica''

Onde hoje existe um condomínio de edifícios, na década de 1920 foi erguido o prédio onde funcionou por décadas uma industria de cigarros da Souza Andrade. 

Cigarros continental - Anuncio 1948.

A marca trazia  curiosidade sobre a Muralha da china. Ao mesmo tempo, a marca trouxe dados sobre o consumo de cigarro em terras brasileiras. Foi uma oportunidade da marca de se promover junto ao contexto da informação.




Cigarro Continental 1940.


No Brasil, entre 1911 e 1944, o consumo de cigarros cresceu consideravelmente: de 3,45 bilhões de unidades vendidas em 1911, passou a 27,20 bilhões de unidades, no penúltimo ano da Segunda Guerra Mundial. Propagandas publicadas em revistas das décadas de 1910, 1920 e 1930 mostravam crianças, cachorros, casais e até Papai Noel fumando.



As campanhas da indústria tabagista sempre foram rodeadas de prazeres, mulheres e nenhuma preocupação com os males que os produtos trazem. Nesta campanha veiculada no fim dos anos 20 (século passado) os charutos Príncipe de Galles eram apresentados como um "presente bem visto". Uma simpática mulher oferecia os charutos para o homem. Campanha veiculada da Revista O Cruzeiro do dia 29 de dezembro de 1928.


Revista Ilustração Brasileira 1937.

Revista Careta, Rio de Janeiro, 27 mar. 1920.


Cartazes educativos produzidos pelo Serviço
Nacional de Câncer, na década de 1940.



Hoje, as propagandas de cigarro são regulamentadas. Há tantas regras que até os maços devem ter imagens amedrontadoras para incentivar as pessoas a parar de fumar. 


Agencia Nacional de vigilância - Anvisa 

Imagens padrão para expositores
Outras advertências sanitárias para expositores

Cigarros com mensagens políticas;
Cigarros com embalagens sensuais;
Cigarros com tema de futebol;
Cigarros estranhos ou bem humorados;





Nenhum comentário:

Postar um comentário