segunda-feira, 2 de maio de 2022

Atividade aula 1 - grupo 03: Comunicação e o mercado da guerra (Guilherme Alexandre - Taynara Soares)

                                         Publicidade e o Mercado da Guerra 1808 a 1919


Durante a 1° guerra mundial a propaganda deixou de ser algo mercadológico para se tornar instrumento de guerra, todos os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial usaram cartazes de propaganda para manipular a população, justificar a participação de seu povo na guerra e obter recursos adicionais para apoiar as operações militares.

        A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um episódio importante na história do Brasil, embora a atuação do país não tenha sido muito grande e direta. Durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial, o Brasil permaneceu neutro no conflito porque tinha acordos econômicos tanto com a Tríplice Entente quanto com a Tríplice Aliança.



                                   toda a divulgação da guerra se deu por fotos e matérias de jornais 


        Durante esse mesmo período teve conflitos internos que foram divulgados da mesma maneira como: A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789.

            A propaganda é cada vez mais sofisticada e utiliza cada vez mais o recurso à publicidade. Trata-se de manipular consciências, "vender ideias". Perante isto podemos dividir a propaganda em dois grupos a "propaganda branca", quando se conhece a fonte e a "propaganda negra" ou "contrapropaganda" cujo objectivo é a desinformação que provém do "inimigo". No período da Grande Guerra a imprensa foi utilizada como um meio de divulgação de propaganda, ou seja, para a implementação de ideias, a par do terror, da tortura e do genocídio.



(Guilherme Alexandre - Taynara Soares)




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