segunda-feira, 9 de maio de 2022

Atividade aula 02 (Grupo 10): Publicidade durante a Segunda Guerra Mundial (Guilherme Alexandre - Taynara Soares)

Recrutamento da Segunda Guerra: Referências Políticas, Nacionais e Regionais. Sua          propagação na época de 1920 - 1949



        Inicialmente o Brasil se mantém uma posição neutra na Guerra por manter relações comerciais com a Alemanha mesmo com pressão dos Estados Unidos.

   Para os mais pessimistas que diziam "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra a  situação mudaria em 1942, quando o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo.Assim, 19 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira pelas forças alemãs, causando a morte de 500 pessoas.

Houve intensa pressão popular para a entrada do Brasil na guerra, e o governo de Getúlio Vargas passou a apoiar os Aliados  .

                                                              

                                          

    Ao final de 1944 os anunciantes começam a transmitir na publicidade todo o cansaço

e descontentamento da sociedade.

Como exemplo, num anúncio a Kodak mostra um soldado machucado,

recebendo uma correspondência das mãos de uma enfermeira com os dizeres:

Vital para os que têm lutado pela Liberdade”. 

Em 1945 é certo o final da guerra e os anúncios começam a falar do pós-guerra, assim como

refletem as esperanças do que farão quando tudo acabar.

Na maioria dos anúncios é possível perceber um enorme otimismo,

lembrando que tudo relacionado à produção e entrega das mercadorias voltaria ao normal

após a “Vitória” que seria em breve

"A Segunda Guerra Mundial caracterizou-se pelo uso estratégico de alguns meios de

comunicação tanto por militares quanto por civis. Os rádios transmissores e os radares

dos sistemas de navegação, tanto marítimos quanto aéreos, tornaram-se notáveis utensílios

estratégicos nos anos 1940."

Utilizava apelos emotivos, patrióticos, militares e xenófobos, veiculados por voluntários treinados.

útil para o lançamento dos títulos americanos visando apoiar a sua participação

na II Guerra Mundial foi a dos títulos públicos nas séries “A”; “B”; “C”; e “D”, que passaram

depoisa ser conhecidos como Baby Bonds, lançados em 1º de março de 1935.


WAR BOND
Traduzido do inglês-Os títulos de guerra são títulos de dívida emitidos por um governo para financiar operações militares e outras despesas em tempos de guerra. Eles também são um meio de controlar a inflação, removendo  dinheiro da circulação em uma economia de guerra estimulada.
  1. Assim, era por meio das narrações dos locutores que a população tinha a oportunidade de construir a imagem das batalhas. Com isso, os principais veículos de comunicação tiveram que se adaptar à “novidade”, passando a transmitir suas notícias diretamente dos campos de batalha. Essa nova forma de divulgação de informação deu início ao que ficou conhecido como a batalha sonora.
  2. Em 1938, a realidade política internacional já indicava que um novo conflito estava se aproximando diante da iminente invasão da Polônia pelos nazistas. Foi a partir desse momento que, segundo Abreu e Golin (2006), teve início a verdadeira guerra radiofônica, cujo principal objetivo era conseguir conquistar aliados estrangeiros por causa da guerra por meio de transmissões em diferentes idiomas.
  3. As mudanças comportamentais e culturais propiciadas pelos meios de comunicação de massa – rádio e jornais escritos – formaram as bases da fronteira que restringia a sociedade já nazificada em uma esfera de idolatria e devoção política (ARCANJO, 2006). Os veículos de comunicação podem ser vistos como o sangue que manteve pulsando o coração da Alemanha nazista durante um longo período, sendo fundamentais na imposição dos ideais e objetivos do partido ao longo da guerra.


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