Recrutamento da Segunda Guerra: Referências Políticas, Nacionais e Regionais. Sua propagação na época de 1920 - 1949
Para os mais pessimistas que diziam "é mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na Guerra a situação mudaria em 1942, quando o Brasil rompeu relações diplomáticas com o Eixo.Assim, 19 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira pelas forças alemãs, causando a morte de 500 pessoas.
Houve intensa pressão popular para a entrada do Brasil na guerra, e o governo de Getúlio Vargas passou a apoiar os Aliados .
Ao final de 1944 os anunciantes começam a transmitir na publicidade todo o cansaço
e descontentamento da sociedade.
Como exemplo, num anúncio a Kodak mostra um soldado machucado,
recebendo uma correspondência das mãos de uma enfermeira com os dizeres:
“Vital para os que têm lutado pela Liberdade”.
Em 1945 é certo o final da guerra e os anúncios começam a falar do pós-guerra, assim como
refletem as esperanças do que farão quando tudo acabar.
Na maioria dos anúncios é possível perceber um enorme otimismo,
lembrando que tudo relacionado à produção e entrega das mercadorias voltaria ao normal
após a “Vitória” que seria em breve
"A Segunda Guerra Mundial caracterizou-se pelo uso estratégico de alguns meios de
comunicação tanto por militares quanto por civis. Os rádios transmissores e os radares
dos sistemas de navegação, tanto marítimos quanto aéreos, tornaram-se notáveis utensílios
estratégicos nos anos 1940."
Utilizava apelos emotivos, patrióticos, militares e xenófobos, veiculados por voluntários treinados.
útil para o lançamento dos títulos americanos visando apoiar a sua participação
na II Guerra Mundial foi a dos títulos públicos nas séries “A”; “B”; “C”; e “D”, que passaram
depoisa ser conhecidos como Baby Bonds, lançados em 1º de março de 1935.
Traduzido do inglês-Os títulos de guerra são títulos de dívida emitidos por um governo para financiar operações militares e outras despesas em tempos de guerra. Eles também são um meio de controlar a inflação, removendo dinheiro da circulação em uma economia de guerra estimulada.
- Assim, era por meio das narrações dos locutores que a população tinha a oportunidade de construir a imagem das batalhas. Com isso, os principais veículos de comunicação tiveram que se adaptar à “novidade”, passando a transmitir suas notícias diretamente dos campos de batalha. Essa nova forma de divulgação de informação deu início ao que ficou conhecido como a batalha sonora.
- Em 1938, a realidade política internacional já indicava que um novo conflito estava se aproximando diante da iminente invasão da Polônia pelos nazistas. Foi a partir desse momento que, segundo Abreu e Golin (2006), teve início a verdadeira guerra radiofônica, cujo principal objetivo era conseguir conquistar aliados estrangeiros por causa da guerra por meio de transmissões em diferentes idiomas.
- As mudanças comportamentais e culturais propiciadas pelos meios de comunicação de massa – rádio e jornais escritos – formaram as bases da fronteira que restringia a sociedade já nazificada em uma esfera de idolatria e devoção política (ARCANJO, 2006). Os veículos de comunicação podem ser vistos como o sangue que manteve pulsando o coração da Alemanha nazista durante um longo período, sendo fundamentais na imposição dos ideais e objetivos do partido ao longo da guerra.
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